quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Planejamento anual CICLO II

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças, reconhecendo o direito a liberdade de expressão religiosa do outro.
Alteridade:
- A valorização de si mesmo e do outro.
- As pessoas e suas diferentes crenças.
- a diversidade das opções religiosas.
- Valores, comuns, que aproximam as pessoas de diferentes religiões.
Verificar se o estudante:
- Reconhece o outro, vivenciando o respeito às diferenças religiosas no convívio social.
2.    Identificar as diferentes tradições religiosas, reconhecendo sua importância.
Tradições religiosas:
- A religião no cotidiano.
- A pluralidade religiosa da comunidade local.
- A diversidade religiosa no Brasil (e no mundo).
- O diálogo inter-religioso.

Verificar se o estudante:
- Identifica a diversidade religiosa, demonstrando abertura de diálogo com pessoas de outras crenças religiosas.
3.    Conhecer textos sagrados (de diferentes religiões), percebendo-os como referenciais de ensinamento sobre a fé e a prática das tradições religiosas.
Textos Sagrados:
- O que são textos sagrados.
- Testos sagrados orais e escritos.
Mitos da criação do mundo e do homem.
Verificar se o estudante:
- Reconhece os textos sagrados como referenciais de fé e de práticas religiosas.
4.    Conhecer a espiritualidade presente nas tradições religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com o sagrado.
Espiritualidade.
- As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
- Espiritualidade presente nas tradições religiosas.
Verificar se o estudante:
- Reconhece a espiritualidade presente nas tradições religiosas, analisando-as enquanto métodos para relacionar-se com o sagrado.
5.    Identificar ritos e rituais, reconhecendo sua importância e seu significado.
Ritos e rituais.
- O significado dos ritos das tradições religiosas.
- Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
Verificar se o estudante:
- Identifica ritos e rituais das tradições religiosas, reconhecendo a importancia do seu significado na vida dos adeptos.
6.    Identificar espaços sagrados e sua função.
Espaços Sagrados:
- Espaços sagrados da comunidade local.
- Lugares de peregrinação no Brasil e no mundo.
Verificar se o estudante:
- Identifica os espaços sagrados, reconhecendo sua função e significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário