quarta-feira, 30 de abril de 2014

As primeiras reuniões - O caso das abóboras

cani.
 Ifá convida os dezesseis príncipes para dezesseis banquetes que aconteceriam de dezesseis em dezesseis dias e nesses banquetes os odus (os príncipes) contariam o que acontece no mundo dos humanos, num total de 301 histórias.  Na primeira reunião os príncipes não convidaram seu irmão Obará, pois ele só falava de desgraças. Quando Ifá percebeu que um dos príncipes não estava lá e perguntou o por quê eles responderam que o só não o convidaram porque ele só sabia falar de desgraça. Ifá ficou furioso e os expulsou de sua casa sem banquete mas, para que não morressem de fome deu para cada príncipe uma abóbora.
 Eles foram para terra. Como o caminho era muito longo e eles não haviam jantado estavam morrendo de fome, mas só não comeram as abóboras porque detestavam o sabor do fruto. Então, resolveram passar na casa de seu irmão Obará, pois ficava bem perto de onde estavam. Quando Obará os viu ficou tão feliz que mandou a sua mulher ir buscar toda comida que havia no mercado e que dissesse que pagaria no dia seguinte.
Foi servido um banquete enorme e os irmãos comeram tudo até não aguentarem mais, mas Obará e sua esposa ficaram só olhando e não comeram nem uma migalha. Quando a comilança acabou os irmãos não conseguiam carregar as abóboras e largaram no quintal de Obará. Na manhã seguinte o dono do mercado veio cobrar a comida, mas eles não tinham dinheiro para saldar a dívida, eram muito pobres. Então sem recursos para pagar o que devia e sem condições para comprar comida, Obará disse a mulher para eles comerem uma das abóboras. Eles abriram as abóboras e, para sua surpresa, de dentro saíram muitas riquezas.
 Obará agora era o odu mais feliz e rico de todos.  Na segunda reunião, quando Obará contou a Ifá sua história estava muito feliz enquanto seus irmãos ficaram de cabeça baixa ao escutarem o desfecho da primeira reunião.









Nenhum comentário:

Postar um comentário