quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festas e comemorações











Comemorado no México, pelos nativos e mais tarde incorporado pelos colonizadores hispânicos, o festival religioso do “Día de Muertos” é uma festa bem alegre onde se homenageiam, com doces, música e muita comida, parentes e amigos já falecidos, chegando alguns a acreditar que os mortos vêm, à época, fazer visitas.

A deusa para quem os familiares oram nesse dia é Mictecacíhuatl, a dama da morte e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. Essa deusa também está relacionada a La Catrina, uma personagem de José Guadalupe Posada (gravurista e cartunista mexicano), que representava humoristicamente uma dama da high society em forma de esqueleto, fazendo com que as pessoas se lembrem que, independente da condição social de uma pessoa, todos são iguais perante a morte.
A festividade começa à meia-noite do dia 31 de outubro e termina no dia 02 de novembro. A principal guloseima é“Caveira de Açúcar”, feita de merengue, açúcar e água, colorida e escrito o nome do parente falecido. Esta tradição inspirou o uso de Tatuagens de Caveira Mexicana, que são extremamente coloridas (lançam mão de cores como rosa, vermelho, verde claro, roxo, violeta, etc). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário