quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dicas de leitura - parte II - FTD

http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13307178_resized_600x800.jpg
Pedro é um garoto esperto que ouviu falar muito de Deus e está convencido de que Ele deve morar em algum lugar. Mas onde? Ninguém em sua casa parece ter muita certeza. Então, Pedro começa uma busca por conta própria, lá fora. O que ele poderá descobrir?
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13300759_resized_500x486.jpg
Contar histórias, em todas as culturas, sempre foi um modo de expressar valores e incentivar virtudes. Nada como as histórias de tradição oral para revelar o modo de sentir e de viver de um povo. As quatro histórias recontadas por Ana Maria Machado revelam um pouco da riqueza cultural dos povos africanos.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5182_resized_600x800.jpg
As quatro histórias reunidas neste livro e recontadas por uma de nossas grandes escritoras, são um verdadeiro tesouro do Oriente Médio. No conto "Ali Babá e os quarenta ladrões", um lenhador, Ali Babá, encontra uma caverna de tesouros que pertence a quarenta ladrões. Em "O cordoeiro de Bagdá", dois amigos muito ricos fazem uma aposta para demonstrar o que traz a felicidade: dinheiro ou virtude e ajuda de Alá? "O pássaro falante” é a história de três irmãs. A caçula casa com o sultão, o que desperta a inveja e maldade das outras. E "Tapete, luneta e damasco" narra a história de três irmãos que disputam a mão da filha de um sultão e de três objetos maravilhosos.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5075_resized_600x800.jpg
“Hermes e os lenhadores” é uma fábula que discute o valor da honestidade. Em “Teseu e o Minotauro”, Teseu mata o Minotauro com a ajuda de Ariadne, mas depois a abandona. Em “Dédalo e Ícaro”, pai e filho conseguem fugir de uma torre graças à engenhosidade e à paciência, mas, sem a prudência do pai, Ícaro sofre um acidente fatal. “Eco e Narciso” e “A tapeçaria de Aracne” narram a origem do eco, do narciso e da aranha. “Píramo e Tisbe” é uma história de amor entre um rapaz e uma moça cujas famílias proibiram o namoro. “Cupido e Psiquê” é uma das mais lindas histórias de amor de todos os tempos.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13300754_resized_600x548.jpg
Nesta obra, uma de nossas principais autoras reconta quatro histórias da fascinante civilização chinesa. Em “A Casa de Porcelana Azul”, um rapaz valente e de espírito aventureiro faz amizade com o morador da Casa de Porcelana Azul, que se acreditava ser habitada por gênios. “A lenda do salgueiro” traz uma linda história de amor entre a filha de um mandarim muito poderoso e um auxiliar de contador. “O Príncipe Tartaruga” narra como um rapaz bondoso salvou uma tartaruga que, na realidade, era o oitavo príncipe de um rio e o que esse príncipe fez para demonstrar sua gratidão. E em “Passeio nas nuvens”, um rapaz bom, generoso e trabalhador encontra, em uma hospedaria, um homem pálido e magro que, na verdade, era um gênio muito poderoso.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13300761_resized_500x700.jpg
Depois de mais de 500 anos de contato com os homens brancos, muitos povos indígenas perderam sua língua, suas terras e até foram extintos. Apesar desse longo convívio, o povo guarani mantém sua língua e suas cerimônias religiosas, que fazem parte do dia a dia nas aldeias. Contos dos curumins guaranis apresenta oito histórias que revelam um pouco do nhande reko (modo de vida) do povo guarani.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13301805_resized_600x490.jpg
O sol escaldante castigava a terra. Nenhuma gota de chuva caía. O povo da aldeia já havia rezado durante muito tempo ao deus da chuva, mas ele não ouvia. Quando o chefe da aldeia anunciou que o povo teria que abandonar o lugar, um terceiro mensageiro se apresentou: um sapo ancião. Qual seria o seu plano?
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13301803_resized_600x490.jpg
Uma raposa vivia em um lugar árido, com pedras, cactos e escorpiões. Não gostava de comer gafanhotos porque as pernas dos insetos geralmente ficavam presas em seus dentes. Mas ela estava com muita fome. Por sorte, farejou um coelho. Não era grande nem gordo, mas, pelo menos, era maior do que um rato. A raposa aproximou-se e atacou. Será que o mais forte sempre vence?
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13301804_resized_600x493.jpg
Baak era um pequeno deus. Vivia com sua mãe, e os dois raramente tinham o suficiente para comer. Os irmãos moravam nos arredores, mas não ajudavam. Só lhes davam sobras de comida. Baak queria aprender a caçar, como os irmãos, mas eles só zombavam dele, nunca o ensinavam. Um dia, ao ver a exuberante vegetação da floresta, Baak teve uma ideia que mudou a sua vida e a de todo o povo maia.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13300303_resized_444x597.jpg

Coletânea de sete contos da cultura guarani, de cinco autores. A maior parte deles conta a origem de alguma coisa: por que é tão difícil caçar o urubu-rei; a origem do sol e da lua; por que os sapos fazem tanto barulho à noite; como um menino valente colocou limites ao sol, ao vento e ao frio; a primeira e única moça que virou sereia; um coelho silvestre (tapixi) tímido, mas curioso; o indígena que conheceu a Terra sem Males (Yvy Marãhe’y). 

O livro inclui uma apresentação e textos informativos sobre os Guarani e sobre o cotidiano das crianças nas aldeias.

http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13309002_resized_448x600.jpg
O livro traz a história de cinco meninas, filhas das amazonas, lendárias guerreiras indígenas que deram nome ao estado homônimo, na região Norte do Brasil. Um dia, elas vão brincar no lago Espelho da Lua, na região do rio Nhamundá, e são surpreendidas por indígenas inimigos.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5335_resized_600x800.jpg
Segundo a tradição, plebeus não podiam levantar os olhos para uma princesa. Olho de Pedra seria condenado à morte, pois ousou levantar os olhos para Estrela Radiante, a princesa do império inca. Sua salvação, no entanto, condenou-o duplamente, pois sofreria pelo amor não correspondido e seria testemunha da paixão entre o general plebeu Ollanta e Estrela Radiante. Olho de Pedra viveria para destruir o senhor dos sonhos de Estrela Radiante, nem que para isso abrisse mão da própria vida. 
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5325_resized_600x800.jpg
A garota Ama ganha um novo irmãozinho, Azizi. O povo do vilarejo veio trazer presentes de boas-vindas para Azizi, mas Ama não sabe o que dar a ele. Ela pergunta para vovó Sisi, que lhe diz para dar-lhe amor, o presente mais importante de todos. Mas onde Ama encontraria este presente?
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5227_resized_600x800.jpg
O mundo em que Immi vive é isolado, gelado e todo branco. Mas ao encontrar, na água do mar, objetos coloridos, sua vida se alegra, bem como a de seus vizinhos.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5102_resized_600x800.jpg
O livro traz a vida e o trabalho de três grandes brasileiros que brilharam no século XVIII: o músico padre José Maurício e os artistas plásticos Mestre Valentim e Aleijadinho. Padre José Maurício foi o mais importante músico do período colonial, Mestre Valentim foi também um dos maiores artistas desse período, e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, simplesmente o maior escultor do Barroco brasileiro.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/5155_resized_600x800.jpg
Duas histórias são contadas neste livro: a de Kaori – garota brasileira de origem japonesa que se classifica no Concurso Internacional de Design com o tema "Mundo sustentado" e vai passar dois meses em Yokohama, no Japão, onde tem um mês para desenvolver e concluir seu projeto no estúdio de um famoso designer – e a de Hiroshi, ou Japa –, um garoto muito tímido, que joga futebol incrivelmente bem e também vai ao Japão acompanhando a mãe, que vai trabalhar. Koinobori é a carpa lutadora, que demonstra sua força nadando contra a correnteza do rio para não cair no mar. Sua jornada ficou conhecida como koinobori (koi = carpa, nobori = subida).
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/3245_resized_600x800.jpg
O livro traz algumas das narrativas que ilustram a cultura do povo africano colhidas pelos autores em viagem à capital de Angola: o conto Domikalingafala sobre uma mulher grávida que promete doar seu bebê a quem lhe ajudar a buscar água na fonte. Em O grande desafio, um dono de terras que promete a mão da filha em casamento ao homem ou animal que conseguir pegar uma folha no alto da árvore mais alta do lugar. E a fábula O leão, a ovelha e o macaco traz uma metáfora sobre as possibilidades de ações humanas diante da malícia de pessoas falsas, que camuflam a má intenção em atitudes que podem parecer boas e inocentes.
http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13400763_resized_600x800.jpg

Filhos de uma índia brasileira com um médico inglês, Daniel e sua a irmã gêmea, Nape, nascem numa reserva indígena em Roraima. Por motivos ligados à cultura Yanomami, apenas um deles deveria sobreviver e, por isso, o pai foge com o menino para a Inglaterra. 

Ao chegar na idade adulta, Daniel recorre ao estudo da Antropologia como forma de entender melhor seu passado. O processo de autoconhecimento o traz de volta ao Brasil e à floresta, onde vivencia o dia a dia de uma aldeia Yanomami. A trama mistura realidade e ficção e inclui fatos recentes da história do Brasil. Entre os acontecimentos abordados, estão o Massacre de Haximu (1993), quando indígenas Yanomami foram mortos por garimpeiros, e a disputa na reserva Raposa Serra do Sol, em que, após anos de polêmica, o Supremo Tribunal Federal (2009) deu ganho de causa aos povos indígenas.

http://catalogo-homologacao.ftd.com.br//files/uploads/13307134_resized_600x800.jpg
Pouco ou nada se falou sobre a África para os jovens de hoje, afro-descendentes ou não. Para muitos a África ainda é um mistério ou, pior ainda, quando aparece nos noticiários, é como palco de terríveis guerras civis e epidemias. Mas a África é bem mais do que isso e este livro procura mostrar suas histórias e tradições, apresentando a todos seu folclore para assim, quem sabe, despertar outros tantos a escrever mais sobre esse continente.

http://www.ftd.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário