segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CRIAÇÃO DO MUNDO - MITOLOGIA EGÍPCIA

EGÍPCIA

eyeofhorusblack
Embora não seja tão conhecida quanto a grega, ela é igualmente fascinante e rica.
Vale ressaltar, antes de começarmos, que a mitologia egípcia usa muito da antropomorfização, que é quando temos partes humanas mescladas com partes animaisem um único ser.
Nesta mitologia, como em muitas outras, o universo começou a partir de um ato divino a partir do nada, quando um ser primordial cria suas próprias características e dá origem a uma espécie de liquido cósmico que recebe o nome de Nun, que é o ser subjetivo. Quando Nun torna-se mais material e concreto, ele se torna Áton – o ser objetivo.
Um fato que dá muito que pensar é que Áton tem o poder de “tornar-se a si mesmo”, que segundo os egípcios é algo complicado para um humano, tanto que é considerado divino. Isso porque Áton pode se “transformar” em Rá – que é o sol da manhã – enquanto que o da tarde é o próprio Áton.
rá
Rá, então, originou dois seres divinos: Tefnut – a deusa da água – e Shu – o deus do ar. A partir daí, Shu e Tefnut, deram origem a outros dois deuses: Nut – representada pelo céu – e Geb – o deus da terra. Shu acaba separando Nut e Geb, que antes estavam grudados, e isso dá forma ao céu, à terra e à atmosfera do jeito que conhecemos.
shu
Mas antes de se separarem, os dois deram a luz a quatro deuses: Osíris, Ísis, Seth e Néftis. Osíris cria a vida após a morte; Ísis toma conta de tudo que tem vida; Seth representa o mal em geral; e Néfitis o ato da morte e a orientação.
aaa
No próximo post, veremos como se deu o nascimento de Anúbis e como o mesmo atuou no assassinato de Osíris, bem como sua ressurreição…
seth osiris
images
No ultimo post da série vimos o inicio do mundo a partir da mitologia egípcia, bem como a estruturação do céu, da terra e da própria atmosfera, além disso, chegamos ao ponto em que Osíris, Ísis, Seth e Néftis passam a existir no mundo, e é a partir daí que continuaremos a história.
Primeiramente, devemos saber que Néftis se casa com Seth e que Osíris casa-se com Ísis, para depois darmos ênfase ao fato de que Osíris, por ter criado o ciclo de vida e morte, reina perante a terra. Por conta disso, Seth tem muita inveja de seu irmão, e resolve então matar Osíris e para isso armou um plano e o convidou para um banquete. Nele, Seth apresentou o mais belo sarcófago já criado e disse que quem coubesse nele o ganharia, mas ninguém, além de Seth, sabia que somente Osíris caberia lá dentro.
Depois que Osíris entra no sarcófago, ele é trancafiado e jogado no Nilo. Ísis, já então esposa de Osíris, fica sabendo da conspiração, porem, tarde demais, é então que ela mesma sai em busca de informações e descobre que o sarcófago havia ficado preso em uma árvore que foi usada para fazer uma pilastra de um palácio. Por incrível que pareça, o corpo de Osíris estava dentro desse pilar e é resgatado por sua esposa, que resolve escondê-lo em uma plantação de papiros, ainda dentro do sarcófago.
Seth descobre do ocorrido e encontra o sarcófago que contém o corpo do irmão, por isso resolve cortar o corpo em cerca de quarenta pedaços e espalha-los por todo o Egito.
Ísis e sua irmã, então passam a procurar todos os pedaços de Osíris, entretanto, encontram todos com exceção daqueles que compunham a genitália – esta havia sido devorada por peixes – e Ísis a substitui por um falo feito a partir de caules vegetais, e é então que ela, a irmã e Anúbis, realizam a primeira mumificação da história.
sarcofago
Anúbis era aquele que pesava o coração dos mortos e que definia se a alma iria ser devorada pelo deus leão com cabeça de jacaré ou se ela iria viver a tão esperada “vida após a morte”, mas para isso, o coração deveria ser mais leve do que uma pena.
anubis pena
O que dava peso ao coração eram justamente as ações que ele havia cometido em vida. Anúbis também era filho de Néftis e de Osíris – depois de uma briga com o esposo Seth, Néftis transforma-se em Ísis, engana Osíris e tem relações com ele.
Depois de mumificado o corpo, Ísis transforma-se em um pássaro e, com o bater de suas asas, consegue então ressuscitar o marido, mas, ainda na forma de ave, Ísis copula com Osíris e dá origem a Hórus.
Depois de destronar Osíris, Seth passa a reinar no mundo terreno, entretanto, depois de voltar à 
vida, reina somente perante o mundo dos mortos, enquanto que seu filho, Hórus, acaba destronando o tio e assumindo o seu posto, reinando sobre a terra.

Durante a luta contra Seth, Hórus acaba perdendo um de seus olhos, o interessante é que um olho representava a lua e o outro representava o céu, e o olho que foi ferido é justamente aquele que mistifica a lua, e isso explica o porquê de a lua possuir fases e o solnão. No lugar de seu olho, Hórus começou a usar um amuleto e também uma serpente em sua cabeça, os quais acabariam se tornando símbolo do poder real dos faraós e que ficou conhecido como o Olho de Hórus.
olho horus
Seth, depois de vencido, perde suas forças e não mais representa um perigo, com isso, a harmonia se estabilizou e o mundo tornou-se o que é hoje. Claro que, como na mitologia grega, a egípcia também possui muitos outros deuses menores, mas que não são tão relevantes para nós no momento.

yggnid

(http://minilua.com/origem-mundo-segundo-mitologias-egipcia-2/)






Nenhum comentário:

Postar um comentário