segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ETAPA 002 - LIDERANÇAS RELIGIOSAS


Etapa 02 – Lideranças religiosas - Como “Martin Luther King Jr.” Contribuiu com a sociedade?
Martin Luther King Jr, era pastor (filho de pastores da igreja Batista) e negro. Ser negro nos Estados Unidos da América não era nada fácil. Seu acesso à saúde, educação, emprego, etc. estava condicionado a um racismo cruel e nada discreto. Luther King lutou pelos direitos dos negros e fez de sua vida a própria luta. Ganhou um prêmio Nobel da paz em 1964 e, em 1967, uniu-se a grupos que lutavam pelo fim da guerra do Vietnã.
Ele pregou, não só a sua religião, mas acima de tudo a igualdade entre as pessoas e o fim do racismo. Defendeu a luta pela liberdade, sem violência:
“Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma.”
Falou sobre o principal ensinamento de sua religião (o cristianismo protestante) sem impor seus idéias religiosos aos outros, ensinou ao mundo sobre o que é o amor e a caridade apenas com atos de bravura e de luta pelo seu povo.
“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença ­ nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. 
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. 
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.”
Martin Luther King Jr, não foi apenas um líder religioso, foi um líder social que buscou, através do amor, a igualdade entre todos os seres humanos.
“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário