terça-feira, 14 de outubro de 2014

POR QUE TEMEMOS A SEXTA-FEIRA 13?

Ninguém sabe ao certo quando começou a fama da sexta-feira 13 como dia do azar. Os cristãos acreditam que treze pessoas sentadas a mesa é sinal de azar. Na Última Ceia, Jesus Cristo e os doze apostólos se reuniram (13 pessoas) e o primeiro a se levantar, Judas, morreu no dia seguinte. Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, dia em que Deus teria se revoltado com a humanidade.
Outra supertição é que quem passa na frente de um funeral em sexta-feira 13 morre no dia seguinte. Quem corta o cabelo neste dia também pode estar contribuindo para que um familiar morra.
Fatos históricos também ocorreram em sextas 13. O mais importante da história brasileira foi a assinatura do AI - 5, que intensificou o poder da ditadura militar. O navio Costa Concordia afundou, em 13 de janeiro deste ano, uma sexta. Nos EUA os americanos evitam sair de casa neste dia. No entanto, nas cidades portuguesas a sexta-feira 13 é motivo de comemoração semelhante ao dia das bruxas.
Outro dado histórico acerca deste dia, ocorreu na Europa no ano de 1307. O rei Filipe IV considerou, numa sexta-feira 13, a ordem dos Templários como ilegal. Os cavaleiros foram perseguidos por toda a França, presos, torturados e mortos acusados de heresia.
Na cidade de São Paulo, durante longo período, a venda de gatos pretos ficou proibida nas semanas próximas a uma sexta-feira 13, na intenção de evitar rituais de magia negra. Em países como os Estados Unidos, esse dia, causa prejuízos de, aproximadamente, 800mil dólares, pois milhares de pessoas deixam de sair de suas casas (inclusive para trabalhar). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário