segunda-feira, 27 de outubro de 2014

www.gper.combr - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

ESTOU PARTICIPANDO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROMOVIDO PELO GPER: 

Organizações Religiosas, suas lideranças


DECIDI COMPARTILHAR COM VOCÊS MINHAS REFLEXÕES A FIM DE ENRIQUECER NOSSA PRÁTICA. FICAREI MUITO FELIZ COM COMENTÁRIOS CRÍTICAS E SUGESTÕES, ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA O MEU CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.


Etapa 01 – Qual o papel das religiões no mundo contemporâneo?



Para compreender o papel da religião, se faz necessário entender “o que é religião”, 
“RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.” (http://www.xr.pro.br/religiao.html)
A idéia de religião é quase tão antiga quanto a própria humanidade. Desde o seu “surgimento” sobre este planeta, o homem busca compreender a origem e a função de todas as coisas. Sua ânsia por este conhecimento o fez buscar esta resposta junto ao transcendente e, com o passar do tempo, desenvolver a ciência e a tecnologia.
Infelizmente, com o passar dos anos, as religiões que deveriam “religar” o homem ao transcendente acabaram por afastar o homem de seus iguais. As diferenças religiosas passaram a permear discursos de ódio e preconceito, tornando a convivência repleta de atritos e discussões em torno do conceito de “verdade”.
Hoje, em sua maioria, as religiões buscam resgatar seus valores e contribuir para a diminuição do preconceito e do ódio instaurados em séculos anteriores. A religião tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, uma vez que, seus ensinamentos e preceitos configuraram as primeiras formas de organização dos seres humanos. Essas regras, em geral, pregam o amor, respeito e solidariedade. Conceitos e valores difíceis de difundir num mundo capitalista em que o mercado de trabalho e os lucros vêm sempre em primeiro lugar.
As religiões, portanto, tem o papel de resgatar esses valores humanos e difundir o amor ao próximo, o respeito e a igualdade entre todas as pessoas.

COMO BASE PARA A PRODUÇÃO DOS TEXTOS UTILIZAMOS OS VÍDEOS DA SÉRIE SAGRADO, 001, 002, 003, 004, 005 E 006. INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI POSTAR TODOS AQUI, MAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE.












Nenhum comentário:

Postar um comentário