terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Flor da Convivência

As turmas de segundo ano trabalharam o tema: Religiões ensinam a conviver. Após observarmos os ensinamentos a respeito da convivência e refletir sobre frases de líderes religiosos, as crianças construíram flores da convivência.














domingo, 23 de fevereiro de 2014

Costumes - Batismo

A palavra BATISMO vem do grego BAPTO e significa imersão ou banho. Porém, em algumas tradições religiosas este rito de passagem se dá de outras maneiras:
JUDAÍSMO
São diferentes os rituais. Quando nasce uma menina, o pai a nomeia em uma sinagoga, perante o Torá (livro sagrado dos judeus). O menino deve ser circuncidado perante dez homens e, nessa cerimônia recebe um nome. A iniciação religiosa se dá aos doze anos para as meninas, BAT-MITZVA, e aos treze anos para os meninos, BAR-MITZVA.

ISLAMISMO
Segundo a crença muçulmana, a palavra de Deus deve ser a primeira coisa ouvida por alguém. Após o nascimento, o pai deve dizer no ouvido do bebê o AZAN, uma recitação com os fundamentos da religião. Na primeira semana de vida o cabelo do bebê deve ser raspado, e o valor correspondente ao seu peso, em prata, dado aos pobres. O nome deve ser escolhido durante uma cerimônia.

BUDISMO
O ritual chamado de ordenação leiga,, quase sempre é desenvolvido na vida adulta. Depois de um período  preparatório de um ano, a pessoa passa por uma cerimônia e recebe, de um mestre, um novo nome e sua ordem na linhagem de buda.

PROTESTANTISMO
Entre as várias denominações há diferenças em relação a idade com que a pessoa pode ser batizada. Ao aceitar os preceitos da religião e, portanto, Jesus Cristo como seu salvador, a criança ou adulto, passa por uma cerimônia em que é imerso completamente em água. Exceto na Igreja Luterana, neste caso o batismo se dá nos primeiros meses de vida como na Igreja Católica.

CANDOMBLÉ
A pessoa é batizada num ritual conhecido como EKOMOJADE, que significa O DIA DE DAR O NOME, em geral são as crianças que passam por este ritual. O pai-de-santo é consultado para saber qual é o orixá da pessoa e esta é banhada com óleos, mel e outros líquidos.

CATOLICISMO
É a porta de entrada na religião. No primeiro ano de vida, um ministro da igreja promove a cerimônia em que faz o sinal da cruz sobre a cabeça da criança, unta seu peito com óleo e derrama água sagrada sobre sua cabeça.

Fé Bahái

Esta semana iniciamos o trabalho sobre a Fé Bahái, nas turmas de quinto ano, e a curiosidade das crianças por novas culturas é impressionante. Realizamos pesquisas na internet, produzimos cartazes e móbiles da estrela de nove pontas pintados pelas crianças da classe especial.
As crianças encontraram vários sites a respeito, onde puderam tirar dúvidas e aprender um pouco mais, segue a lista:
http://www.youtube.com/watch?v=HcaJcPHXQOE
http://www.bahai.org.br/
http://info.bahai.org/portuguese/
http://www.brasilescola.com/religiao/fe-bahai.htm
https://www.facebook.com/bahaibrasil
http://pt.bahaikipedia.org/F%C3%A9_Bah%C3%A1'%C3%AD










quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Diversidade Religiosa


Ao abordar esse tema é importante estimular os alunos a observar os aspectos positivos das diversas religiões, como foi colocado no texto introdutório.
Você pode conferir na seção Para Colorir, imagens que representam o Cristianismo, o Budismo, o Hinduísmo e o Judaísmo. Na seção Passatempos, há atividades que envolvem as diversas religiões.
Outro trabalho interessante é organizar os alunos em grupos para elaboração de um seminário em que cada grupo deverá pesquisar sobre uma religião. Deverão ser abordadas as características específicas e principalmente os valores e princípios de cada religião.
Esse trabalho pode culminar na construção de um painel global das religiões ou mesmo em um ciclo de entrevistas com líderes religiosos da comunidade, discutindo temas atuais e a visão de cada um a respeito desses temas.

A escola que NÃO queremos

Que fique bem claro que isto é apenas uma charge. Em momento algum tive a intenção de denegrir a imagem dos evangélicos, mesmo porque, também o sou.



Será que somos vistas assim??? KKKKKKKK