domingo, 8 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DIA DE AULA

O primeiro dia de aula é sempre um desafio ímpar. Para quem trabalha com o Ensino Fundamental I então, pode ser muito difícil, principalmente para as crianças do primeiro ano (que acabaram de sair do CMEI). Pensando nisso, as atividades devem ser bastante lúdicas e envolver brincadeiras. Aí vem o desafio dos professores de Ensino Religioso. O professor regente e o de educação física já fizeram isso. Então, resolvi separar algumas dicas de atividades para esse momento, a princípio elas podem parecer bobinhas e não ter muito a ver com o conteúdo, mas podem abrir caminhos para o desenvolvimento dos conteúdos propostos e nos levam a conhecer um pouco melhor as crianças,





Para as crianças de segundo e terceiro ano (que já tiveram a experiência do Ensino Religioso ou não), fia um pouco mais fácil. Afinal, já estão inseridos no contexto escolar e acostumados com a rotina da troca constante de professores. Mas, nunca é demais lembrá-los de que o objetivo principal do Ensino Religioso é o respeito entre as pessoas de religiões e culturas diferentes. Portanto, iniciar com uma atividade sobre respeito sempre é legal.


Quartos e quintos anos já tem bastante experiência com o Ensino Religioso, com a interpretação de texto e com a convivência em grupo, assim podemos exigir um pouco mais deles. Como os conteúdos referentes a alteridade e identidade estão presentes nos cinco anos do Ensino Fundamental, nunca é demais falar sobre o assunto.








2 comentários:

  1. Adorei as atividades das primeiras semanas. Na atividade de pintar o arco-iris após uma roda de conversa coloquei para eles ouvirem a música QUEM PINTOU O ARCO IRIS DA ROSE GRECa do CD GENTE CRIANÇA.Como complemento na sequência fizemos a atividade sugerida. Obrigada seu blog é completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Malu! Fico muito feliz em saber que as atividades têm sido aplicadas com outros pequenos. <3

      Excluir