sábado, 13 de junho de 2015

Inti Raymi, a festa para celebrar o Apu Inti

Anteriormente, quando Cusco era habitada apenas pela família real, sacerdotes e pessoas importantes do império e a celebração religiosa tiveram lugar todos os anos na praça principal de Cusco.
O "Inti Raymi" ou "Festa do Sol", é a maior festa, a mais importante, espetacular e magnífica realizada nos dias do Império do Tawantinsuyu que baseou sua religião sobre o culto do Sol Inti Raymi foi feita para adorar o "Apu Inti" (Deus Sol), também conhecida em algumas regiões como "Apu P'unchau" (Deus do dia)
Em 24 de junho de cada ano é comemorado o solstício de inverno, em outras palavras, o início do Novo Ano do Sol: O Inti Raymi.
Os súditos do Inca continuaram secretamente celebrando a festa das autoridades espanholas, e um mestiço chamado Garcilaso de la Vega, em seu famoso Comentários Reais, descreve este festival como único e incomparável.
A entrada do Inca a Praça de Armas ou a Esplanada de Sacsayhuaman foi sempre governada por um grupo de "ajllas" que espalhavam flores e acompanhado por Pichaq, os homens que eram responsáveis em porta vassouras de palha afugentar os maus espíritos que possam ter na estrada. O Inca em todas as atividades ao ar livre foi sempre acompanhado por seu "kumillo" ou anão corcunda carregando o "Achiwa", uma espécie de guarda-chuva ou guarda-sol de penas coloridas.
Outra parte da celebração do Inti Raymi é à cerimônia do Fogo Novo. Nesta parte da cerimônia foi recebido ordem do Inca para apagar o fogo em todas as cozinhas de Cusco e arredores com o objetivo de tomar o fogo novo, que foi distribuído a partir de um fogo em todas as cozinhas da cidade. Isso porque os cozinheiros são especialistas não só na culinária, mas também em manter o fogo e as cinzas.
Hoje, o Inti Raymi é realizado anualmente em Sacsayhuaman, o dia de San Juan, 24 de junho. No mesmo dia, também é o "Dia do Índio" ou "Dia do Camponês" no Peru. O Inti Raymi foi estabelecido no calendário de festivais deCusco desde 1944, graças ao entusiasmo do Dr. Cusquenho. Humberto Vidal Unda.
Até hoje essa representação ou a encenação tem suas cenas documentadas, é realizada na Esplanada dosSacsayhuaman e ultimamente em locais como o pátio do templo de Qoricancha e da praça de Cusco, desta Praça a comitiva real do Inca, se transladam para a esplanada de Sacsayhuaman, onde se instalam arquibancadas para dar facilidade aos visitantes e ao público local se instalar em torno dos locais, ocupando lugares pertencentes ao sítio arqueológico de Sacsayhuaman. Os espectadores superam o número de 100.000 pessoas.
(Fonte: http://www.cuscoperu.com/pt/festivais-e-eventos/maio-junho/inti-raymi)

 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário