quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Religião Wicca

O QUE É WICCA?


Sua origem está no início do desenvolvimento humano da religião e pode ser encontrada em quase todos os sistemas religiosos históricos. Acredita-se que a wicca seja a religião mais antiga do mundo. Foram encontradas imagens icnográficas na arte rupestre do período paleolítico que representam o culto wicca, entre eles, “o pequeno feiticeiro” e “o grande feiticeiro” localizadas na caverna Trois Fréres, França.

QUANTOS ADEPTOS EXISTEM?

Acredita-se ter por volta de 800 mil adeptos nos Estados Unidos e Grã Bretanha. No Brasil, estima-se que existam 50 mil adeptos, cuja concentração reside em São Paulo e Brasília.

A MAGIA NA WICCA

Cada membro usa a magia com a intenção de entrar em contato com o divino dentro de si além de se associar as forças externas da natureza. Os adeptos da wicca não abordam a magia como algo relacionado ao universo sobrenatural, mas incompreendida pelas pessoas comuns.

A IMPORTÂNCIA DO PENTAGRAMA

Associado ao planeta Vênus, o pentagrama significa que o homem é o complemento simétrico da natureza. O adepto deve trazê-lo sempre junto a si, como símbolo de sua relação entre o reino visível e invisível dos quatro elementos.


CODIGO MORAL

O Código Moral é simples e benevolente: “sem prejudicar ninguém, realize a sua vontade“. Ou seja, você é livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique alguém ou você mesmo. Existem algumas virtudes que devem estar presentes nos seus adeptos: “humildade, compaixão, poder, força, reverência, honra, alegria e beleza”. A natureza wicca se apoia na liberdade de sua consciência, nada rejeita do ser humano como pecaminoso ou intrinsecamente mau.

OS ADEPTOS PRATICAM MAGIA NEGRA?

Claro que não. Eles não cultuam energias malévolas por não serem maniqueístas. Porém entendem a ação dos daimons (divindades, espíritos) que para muitos são consideradas como energias do mal. 

Também não são anticristãos. Admiram Jesus Cristo e tem respeito por todas as vertentes religiosas. Não praticam qualquer forma de magia negra, não cultuam o diabo, Lúcifer, Satã, demônios ou qualquer entidade do mal.

A DEUSA DA WICCA

A manifestação das divindades pode se apresentar tanto como masculina ou feminina. O princípio criador é feminino e dela foi criado o princípio masculino, que ao completá-la, deu-se a criação do Universo.

O aspecto feminino, a deusa tríplice (virgem, mãe e anciã) representa a fertilidade, a criação, os poderes regeneradores da natureza e a sabedoria.

O DEUS DA WICCA

O deus chifrudo é o deus Cornífero, a deidade fálica e corresponde ao princípio masculino, a criatividade intelectual. Pode ser representado como um homem barbado, com os cascos e os chifres de um bode. Esse deus seria a contraparte masculina da imagem da deusa, também chamado de Cernunnos, Pã, Woden, etc. .

A Igreja Católica, numa tentativa de erradicar a adoração do antigo deus da fertilidade, transformou-o em seu símbolo do mal (diabo).

A ARTE DOS SÁBIOS

A Arte dos Sábios, como a wicca também é conhecida, é considerada uma religião de princípio monista, culto dualista, crença politeísta e faz parte do ressurgimento atual do movimento neopagão. Sua proposta é a harmonia e o respeito a todas as formas de vida. Assim, criou espaço para uma ecologia sagrada e o diálogo inter-religioso com outras formas de espiritualidade.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA WICCA?

Wicca deriva de witchraft, ou “wiccian”, ou seja, bruxaria. Crê-se que o termo se consolidou com a publicação das obras de Aleister Crowley (1875-1947) e Gerald Gardner (1884-1964) entre 1930 e 1940. Houve uma popularização na década de 50 nos Estados Unidos e, em 1970, obteve grande impacto social junto à cultura hippie através de Alexander Sanders (1926-1988). 

Em 1990, a wicca não era vista apenas como uma questão de crença, mas de envolvimento emocional em cerimônias celebratórias às forças da natureza, de uma moral positiva, alem de ter como base o respeito pelo ser humano e o ambiente.

WICCA, A RELIGIÃO DA ECOLOGIA

Sua natureza é xamanística, inclui a prática de várias formas de magia e o que varia é sua intenção. Ela também pode ser vista como a religião da ecologia cujo objetivo é a harmonização com a natureza e a própria vida.

WICCA E AS FORÇAS DA NATUREZA

Baseada na força da natureza prega o amor fraterno e a harmonia, além do respeito por todas as formas de vida. Nos rituais da wicca, a divindade costuma manifestar-se sob a forma feminina, o que resultou na participação de um grande número de mulheres. Os conceitos de pecado ou culpa são vistos como uma interpretação errada das experiências de crescimento. O respeito e amor pela natureza como algo divino contribuiu para uma conscientização ecológica.

DIFERENÇA ENTRE BRUXARIA E FEITIÇARIA

Para o escritor Gilberto de Lascariz, a natureza de ambos é despertar a clarividência etérea e refazer os elos perdidos com os espíritos na natureza e os velhos deuses. Por meio da “feitiçaria” o wiccan desencadeia processos de mudança no mundo material e social. Através da “bruxaria”, busca uma experiência de união com seus deuses.

COMO SÃO CHAMADOS OS ADEPTOS?

Os seguidores da religião são chamados de wiccanos e wiccanas (ou bruxos e bruxas). Eles usam um ou mais nomes secretos (nomes de iniciação), considerados sagrados e conhecidos somente entre eles. Eles relutam em aceitar qualquer idéia sem uma investigação pessoal. Também existe a conscientização de que, se quiserem atingir qualquer um dos seus ideais, deverão praticar o que estudam.

O QUE SÃO COVENS?

Muitos wiccanos trabalham em pequenos grupos chamados covens. Cada coven é dirigido por uma alta sacerdotisa ou alto sacerdote. Reúnem-se para adorar a deusa nos sabás e esbás. Os membros de um coven chamam-se coveners e o lugar de reunião, covenstead. Os que trabalham sozinhos são chamados bruxos solitários.
É POSSÍVEL SE TORNAR UM WICCAN:

O primeiro passo se refere a “iniciação” que ocorre no momento em que o aspirante começa seus estudos. Depois, ele passará por uma iniciação propriamente dita. Após o período de aproximadamente um ano de estudos (onde adquiriu o conhecimento), já estará habituado a frequentar as cerimônias e a trocar experiências. 

Cada iniciado tem seu nome secreto ou craft name.Após alguns anos, ele próprio será um sacerdote e iniciará outros wiccans, que formarão novos covens.

Alguns preferem estudar e praticar os ritos solitariamente.

RITUAIS

Basicamente, o círculo mágico é o mais importante a ser feito em todo ritual, pois sua característica principal é a de reunir o grupo com amor. É traçado com giz ou carvão cujo intuito é a proteção dos seus membros. Outras figuras são incluídas como o quadrado, triângulo, pentagrama, entre outros. O conhecimento sobre a cabala e astrologia também estão presentes.

O QUE É UTILIZADO NOS RITUAIS?

Os ritos são realizados dentro de um círculo e os símbolos presentes são: o altar, o athame (faca, símbolo do falo do deus que contém marcas e símbolos), o caldeirão, o cálice (representando o graal), a espada cerimonial para traçar o círculo (o giz e o carvão são também usados) e a estrela de seis pontas. 

Também estão presentes os incensos, o material cabalístico, o pentagrama (estrela de cinco pontas), o símbolo da Lua crescente, cheia e minguante (virgem, mãe e anciã; a representação de Sophia), as túnicas cerimoniais, a vara (varinha), a vassoura ritual e as velas.

Não faltam os cantos, a música, os colares, as tiaras, os braceletes, entre outros.

RESSURGIMENTO

Nas décadas de 20 e 30 a antropóloga e egiptóloga Margaret Murray (1863-1963) escreveu livros considerados fundamentais para a compreensão da religião wicca. Explicou que as mulheres acusadas de bruxaria, perseguidas e mortas na Idade Média eram adeptas ao culto wicca e não adoradoras do satanismo

Nos anos 50 e 60 foi popularizada sendo considerada como um movimento da Nova Era, ganhando muitos adeptos nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. No Brasil, os grupos surgiram na década de oitenta e 90, especialmente na cidade de São Paulo e Brasília.

VESTIMENTA

Os adeptos usam uma vestimenta ritual que inclui um cordão amarrado na cintura. A religião valoriza o corpo acima de tudo, pois é o depositário vivo de energias. Quando está desnudo simboliza o abandono da sua personalidade social.

COMO SÃO CHAMADAS AS TRADIÇÕES E SEUS ELEMENTOS?

A religião wicca é formada por várias seitas ou “tradições” como a Gardneriana, Alexandrina, Diânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista Ética e outras. Acreditam na força dos quatro elementos “terra, fogo, ar e água” contidos na natureza que são evocados durante seus rituais.

ESBATS E SABÁS

O wicca se baseia em ritos precisos de inspiração pagã e nos ciclos de força da natureza. Existem dois tipos de cerimônia: o Esbat relacionado às fases da Lua, cuja intenção é trazer um novo impulso para a consciência e os Sabás (dias sagrados). 
Existem oito festivais celebrados durante o ano.
* Yule (celebrado no solstício de inverno),
* Imbolc (2 de fevereiro),
* Ostara (equinócio da primavera em março),
* Beltane (1° de maio),
* Litha (solstício de verão),
* Lughnasadh (1° agosto),
* Mabon (equinócio de outono),
* Samhain (celebrado no dia de halloween). 

TEXTO ORIGINAL: http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/wicca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário