domingo, 6 de dezembro de 2015

HANUKKAH



O Hanukkah ou Chanukkah (não importa como escrevam a pronúncia é a mesma "rranucá"), costuma ser traduzido como o Festival das Luzes e, embora essa expressão costume remeter muita gente a ideia de luzes urbanas, esse nome se deve ao fato de que na época da reconstrução do segundo templo (Séc. II A.C.),  só restava um pouco de azeite para iluminar o altar, essa quantidade de azeite bastaria para um único dia e seriam necessários 8 dias para que fosse produzido mais azeite, porém o azeite durou os 8 dias necessários, o que obviamente pela tradição judaica é considerado um milagre e por causa desse milagre, passou a se comemorar essa data.

O Hanukkah não é um feriado, mas é uma festa que dura 8 dias. Na minha opinião é a festa mais alegre e mais bonita da tradição judaica. Algo muito parecido com o nosso natal, onde as famílias se reúnem e não tem muito ar de festa religiosa, apenas de confraternização e descontração.

O Hanukkah costuma ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro, este ano as comemorações vão de 08 de dezembro a 16 de dezembro.

Durante todos os dias de Hanukkah se acende uma vela num candelabro especial de 9 braços que se chama hanukiah. Todo dia, cumulativamente, se acende uma vela (da direita para esquerda) além da vela que está no lugar mais alto ou maior do candelabro, até que no 8º dia se acendem as 9 velas.

Para ficar mais claro uma foto do nosso Hanukiah no segundo dia do Hanukkah.

O alimento mais típico de Hanukkah é um doce chamado sufganyah, que nada mais é que o nosso sonho, sem nenhuma modificação na massa. A diferença fica mesmo por conta do recheio que se coloca em outra posição e o mais tradicional é o de geléia de frutas vermelhas (normalmente morango, mas pode ser misturado), mas hoje em dia já se encontra de vários sabores, na foto abaixo se pode ver bem isso.


Mas a estrela da festa é mesmo o hanukiah e o Israelense é sempre muito criativo na hora montar o seu. É muito comum nas escolas, quando vai se aproximando a data do Hanukkah as crianças fazerem seus próprios hanukiot (plural de hanukiah), então também faz parte das comemorações de muitas famílias ter um hanukiah diferente ou original em casa.

Alguns exemplos tirados da internet. Alguns foram tirados do site Café Mouse, quem quiser ver mais têm vários outros muito lindos lá. Outros foram tirados de outros sites os quais não me lembro.











Esses são modelos tradicionais:

Esse é da Goldstar que é uma famosa marca de cerveja israelense (muito boa diga-se de passagem) e foi retirada da página deles no facebook.

Esse é de um kibbutz que visitamos recentemente, feito com legumes produzidos lá:

E por fim, esse que eu acho muito emblemático, que está no shopping Big Fashion, aqui em Nazaré, e que junta duas tradições (cristã e judaica) num mesmo espaço. Lembrando que Nazaré é uma cidade de maioria árabe e cristãos em Israel são geralmente árabes.


FONTE: http://vivendoemisrael.blogspot.com.br/2012/12/hanukkah.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário