terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Orixás de Janeiro

15/01 - DIA DE OXALÁ


Oxalá, também chamado Obatalá e Orixalá (Orisa-nla), é a divindade criadora, incumbida pelo Ser Supremo de criar a terra sólida, povoá-la e modelar a forma física do homem, sendo por isso, freqüentemente descrito como o representante de Olodumare na terra. Oxalá possui outros nomesdescritivos de sua natureza e caráter:  Obatala, contração de Oba-ti-o-nla, o rei que é grande ou Oba-ti-ala, o rei em vestes brancas.
Oxalá
Aiye won a toro bi omi a-foro-pon!
Suas vidas serão puras e límpidas
como água apanhada na nascente,
logo cedo pela manhã!

Muito antigo, diretamente originado do Ser Supremo, compartilha com Ele alguns nomes: A-te-rere-k-aiye = O que se expande por toda a extensão da terra; Eleda = Construtor; Alabalase = o regente que empunha o cetro (símbolo da autoridade divina); Ibikeji Edumare = Representante de Olodumare; Adimula = Aquele que é suficientemente forte para nos dar segurança. Freqüentemente representado pela figura de um ancião com trajes e ornamentos brancos, todos os objetos a ele associados são igualmente brancos, incluindo-se roupas e ornamentos de seus sacerdotes, sacerdotisas e devotos. 



TEXTO COMPLETO EM: http://www.juntosnocandomble.com.br/2011/05/oxala-tambem-chamdo-de-obatala.html


20/01 DIA DE OXÓSSI

Oxóssi foi quem forneceu comida para sua família entendida em sentido nato. Oxóssi foi quem forneceu comida para sua aldeia. O Awo (babalawo) de Oxóssi foi quem ensinou (O mistério do cenário) a ele, cujo destino era caçar na trilha da floresta. Ensinou o Axé (poder espiritual) para fazer um caçador ter dinheiro.
Oxóssi no contexto do ritual de Ifá / orixá é quem nos leva pelo caminho mais curto e nos coloca em perfeito alinhamento com o nosso destino. Este conto (itan) sugere que aqueles que encontram o seu caminho podem ter o alvo maior sabotado por aqueles que estão mais próximos. 
Na história sagrada de Oxóssi, a avó come o pássaro por causa de sua necessidade pessoal de alimentos. Ela ignora completamente a importância da relação entre Oxóssi e seu pássaro.

TEXTO COMPLETO EM: http://www.juntosnocandomble.com.br/2013/06/oxossi-ode-mata-lenda-da-medicina-do-espirito-perseguidor.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário