domingo, 6 de março de 2016

FESTIVAL DO PORCO SAGRADO - TAIWAN

Olhando sem muita atenção para o grande evento que ocorre em Taiwan, atraindo milhares de pessoas anualmente, quase não dá pra perceber o grau de bizarrice no evento chinês.
Além das bandeiras e da decoração rebuscada e multicolorida, a festa religiosa tem base na tradição Hakka, um grupo étnico-religoso que habita Taiwan. Em meio a tantas atrações, está um dos espetáculos mais bizarros e maldosos dos seres humanos. Acredite ou não, essas coisas brancas decoradas como esferas são ANIMAIS!
Os porcos são alimentados à força, durante mais de dois anos, para atingirem um grau de obesidade inacreditável. Eles viram verdadeiras esferas gigantes.

Durante o processo de engorda forçada, os animais sofrem terrivelmente. São confinados e não podem mais andar, enquanto grandes quantidades de alimento altamente calóricos são administrados a eles. No processo, é normal que os animais tenham falência doe órgãos e graves problemas cardíacos. Em alguns casos, os porcos são também castrados sem a anestesia, porque há uma crença antiga arraigada de que a dor do animal faz ele ficar ainda mais gordo.

Nas vésperas do festival do porco sagrado, os animais são alimentados com bolotas de chumbo (!!!) para se tornarem ainda mais pesados. No dia do festival, os animais são arrastados em meio a multidão, onde têm suas gargantas cortadas num macabro espetáculo que leva a multidão ao delírio. Litros de sangue voam por todos os lados enquanto os animais se debatem inutilmente tentando evitar a morte dolorosa.
Após a morte, os porcos maiores são enfeitados com fitas e pinturas e desfilam em carros alegóricos todos decorados numa espécie de procissão pela cidade. A maioria dos porcos excede os 700 quilos, na inacreditável dieta de engorda. Alguns chegam a impressionantes 900 quilos!


Por mais estranho que possa parecer, tratar porcos com crueldade é crime previsto em lei em Taiwan. Mas as autoridades nada fazem para impedir o evento anual, que mobiliza Shanhsia.

Embora a desculpa usada para sustentar a existência do bizarro festival do porco sagrado, o Yimin Festival,   seja a de que é uma tradição de base religiosa, o que ocorre na realidade é uma disputa de poder entre famílias ricas da China que há décadas competem entre si para gerar o porco mais gordo. Oficialmente, o Festival do Porco Sagrado comemora os antepassados que lutaram para o exército imperial chinês durante o século 18 para ajudar a acabar com uma rebelião local. Após suas mortes, os moradores construíram templos em sua memória e ofereciam os animais como um sacrifício durante o mês fantasma anual, o sétimo mês do calendário lunar.
http://www.mundogump.com.br/festival-do-porco-sagrado-em-taiwan/




Nenhum comentário:

Postar um comentário