quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Contato com o Sagrado através das Festas Religiosas no CAIC Bairro Novo - Portal das Unidades Educacionais

O Contato com o Sagrado através das Festas Religiosas no CAIC Bairro Novo - Portal das Unidades Educacionais


PARABÉNS PROFESSORA TATIANA!!!

O Contato com o Sagrado através das Festas Religiosas no CAIC Bairro Novo

Publicado por: Patricia da Rosa Molina Treufeldt



tatiana
Vocês tem ideia do que se aprende na aula de Ensino Religioso? Nos Anos Finais essa aula é ministrada no 6ºano pelo professor de História, em uma das 3 aulas deste componente curricular. Hoje na Página do CAIC BAIRRO NOVO vamos conhecer o belo trabalho da professora Tatiana Cabreira Conci desenvolveu em suas turmas dos 6ºs D,E,F e G com as festas religiosas. De acordo com a professora Tatiana, “o Ensino Religioso promove o contato com os fenômenos do sagrado de diversas religiões que existem no mundo e até mesmo do ateísmo, sem professar nenhuma religião. Estuda lugares sagrados, festas religiosas, os símbolos das religiões....” Acima de tudo, a aula de Ensino Religioso incentiva o respeito a diversidade religiosa.
A professora Tatiana trabalhou com as festas religiosas, tema que integra os conteúdos de Ensino Religioso. Ela trabalhou com o calendário anual, onde os estudantes identificaram as festas ali registradas, como a do próprio aniversário. Essa observação atenta fez com que percebessem que muitas das festas do nosso calendário (o chamado calendário gregoriano) , são celebrações ligadas a religião. A partir daí a professora Tatiana desafiou seus alunos a pesquisarem festas religiosas com um porém, tinham de ser festas diferentes da religião por eles professada. “Olhar com o olhar do outro” como destacou a professora. Os estudantes aceitaram o desafio, fizeram suas pesquisas em fontes diversificadas, inclusive na web (com orientações da professora) e tiveram mais um desafio: apresentar o resultado da pesquisa para os colegas. Os estudantes registraram a pesquisa em cartazes e papel almaço, e apresentaram individualmente ou em dupla, quando haviam pesquisado festas da mesma religião e se fosse do desejo dos estudantes. Eles pesquisaram sobre as religiões de matriz africana, candomblé e umbanda, o busdismo, hunduísmo, islamismo, e até mesmo as festas dos santos tão presentes na cultura brasileira.
A Página do CAIC Bairro Novo conversou com estudantes do 6AG. Letícia Ribeiro, que é evangélica e pesquisou sobre a religião judaica. “ A aula de Ensino Religioso é bem legal, aprendemos sobre novas culturas, eu pesquisei sobre a religião judaica e a festa do purim, Festival das Sortes, onde eles são bem solidários, dão comida e bebidas para os necessitados e na festa eles estão mascarados.” O islamismo foi a religião escolhida pela estudante Ana Júlia Cabral, que é católica. Ela achou interessante a festa da peregrinação á Meca, onde os muçulmanos se vestem bem, sacrificam um animal e fazem caridade para o
outro. Ana Beatriz Pinheiro dos Santos que é adventista, descobriu que para os judeus a Páscoa tem um sentido bem diferente do que ganhar chocolates. Hanukah celebra essa festa com roupas coloridas e muita
gratidão a Deus. “É um trabalho esclarecedor para os estudantes e para toda comunidade, pois o trabalho de pesquisa dos alunos envolve indiretamente a família, e também desmistifica a aula de Ensino Religioso, pois não são trabalhadas religiões, mas sim o respeito as mesmas” pontuou o diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade.
Pelas entrevistas, pudemos ver como esse trabalho foi rico e desenvolveu nos estudantes o enxergar o outro com respeito, além disso os estudantes desenvolveram as habilidades de pesquisa e romperam a barreira da timidez, ao apresentarem suas pesquisas para os colegas. Incrível não é mesmo? Parabéns professora Tatiana por esse trabalho tão significativo para a formação de cidadãos que respeitem a diversidade religiosa e aos nossos estudantes dos 6ºs anos que se superaram nas pesquisas e apresentações!
Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário