quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PLANEJANDO AS AULAS

É comum nos perguntarmos: Por que o Ensino Religioso busca atividades tão diferentes dos outros componentes curriculares?
Cada criança aprende de uma maneira diferentes, isso é fato. Porém, existem alguns pontos comuns no desenvolvimento de novos conhecimentos. Como assim pontos comuns? São formas como a maioria desenvolve a habilidade de aprender e, segundo o psiquiatra Willian Glasser, a aprendizagem se dá somente 10% pela leitura, enquanto que 95% se dá através da interação e do "ensinar os outros", conforme a pirâmide:

piramide-de-aprendizado-William Glasser-professora-coruja 

Assim é muito importante ouvir o aluno, deixar que ele fale de seus conhecimentos e vivências e, no caso do Ensino Religioso isso se dá de maneira ainda mais significativa. Ao permitir que o aluno fale de sua religião e do que ele sabe sobre determinado conteúdo desperta o interesse dele e dos demais pela aprendizagem.

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”
(William Glasser)

Você pode aprender mais sobre as teorias de Willian Glasser em:

http://professoracoruja.com.br/piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser/

http://revistaeducacao.uol.com.br/formacao-docente/156/artigo234754-1.asp

http://blog.mundopm.com.br/2013/03/15/o-ser-humano-e-a-absorcao-de-conhecimentos/

http://www.antroposofy.com.br/forum/a-piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser/

 

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