quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Por que os heróis gregos e romanos usavam coroa de louros?

A planta representava a vitória na Grécia e na Roma antigas. A origem do símbolo está na mitologia comum a ambas as culturas. Segundo ela, o deus Apolo teria se apaixonado pela linda ninfa Dafne, mas ela não nutria o mesmo sentimento por ele e fugiu para as montanhas, tentando escapar da sua perseguição. Dafne acabou pedindo proteção a seu pai, o deus Peneio, que optou por transformá-la num loureiro: foi assim que a ninfa venceu Apolo. "Por isso, os vencedores de qualquer tipo de competição eram coroados com folhas dessa planta. Entre os romanos, quando um comandante ganhava uma batalha, também enviava para o Senado um pergaminho envolto em folhas de louro, informando o ocorrido", diz a historiadora Maria Corassim, da Universidade de São Paulo (USP).
Texto disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-herois-gregos-e-romanos-usavam-coroa-de-louros

SIGNIFICADO DO LOURO EM OUTRAS CULTURAS E RELIGIÕES

A MAGIA DO LOURO

As folhas de louro podem ser utilizadas para uma interessante magia de poder. Durma com algumas folhas debaixo do seu travesseiro toda vez que tiver uma situação importante para resolver no dia seguinte.Ao acordar, queime-a na chama de uma vela amarela.
Através desta prática, o elemental dessa planta permanecerá a seu lado por um certo período, dando-lhe força e poder pessoal para resolver com sucesso qualquer situação que se apresente.

Louro - Medicinal

Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de unguentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos).

Uso caseiro: Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajuda nos a afastar traças.
Uso culinário: Utilizar em pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida.. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.
Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico.

Nomes Populares
loureiro vulgar, loureiro dos poetas
Nome Científico
Laurus Nobilis / Família das lauráceas


Origem

Originária do Mediterrâneo, se adaptou bem em regiões de clima temperado:O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.
Na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.


Lendas e Mitos

Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.


Características e Cultivo

Árvore ou arvoreta aromática, de até 10 metros de altura. Flores amareladas seguidas por pequenos frutos azul escuro. Usa-se somente as folhas e eventualmente os frutos. Gosta de sol pleno em locais frios e meia sombra em regiões quentes. Solo leve e rico em matéria orgânica. Propagação por estaquia de galhos. Precisa de podas anuais de renovação.
Outras espécies
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.  Do site: http://tudosobreosorixasdeumbanda.blogspot.com.br/2011/10/magia-da-folha-do-louro.html

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

atividades-olimpiadas-2016-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário