quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Rezas, cultos e diversidade: conheça o centro inter-religioso da Rio 2016

Com 31 prédios divididos em sete condomínios, num total de 3.604 apartamentos, a Vila dos Atletas dispõe de uma enorme gama de serviços para atletas, treinadores e profissionais das áreas de apoio das delegações que estarão no Rio nos meses de agosto e setembro. Uma das áreas de convivência é o centro inter-religioso, que oferece espaço para rezas, cultos, missas, confissões e aconselhamento espiritual a qualquer tipo de expressão religiosa. Quem tem a missão de coordenar o centro é o padre católico Leandro Lenin Tavares, que acompanhou o Time Brasil durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado, realizando atividades de apoio espiritual à delegação brasileira.
Inauguração centro inter-religioso Vila dos Atletas Rio 2016 (Foto: Arquidiocese do Rio/Divulgação)Inauguração do centro contou com a presença de cardeais de diversas religiões (Foto: Arquidiocese do Rio/Divulgação)
- O centro inter-religioso faz parte da área de serviços dos Jogos, assim como a área de entretenimento ou serviços médicos. O nosso serviço entra no contexto de equilíbrio espiritual e emocional para estender a preparação do atleta para além da questão da alimentação e saúde. É uma coisa voltada para o interior, uma coisa intrínseca a cada um, na dimensão da espiritualidade. É claro que nós seremos procurados. Não iremos atrás dos atletas para ganhar novos adeptos. Estamos ali como plantonistas para aqueles que têm a prática comum da fé e para aqueles que vão nos procurar eventualmente - afirmou o padre Leandro.
O centro inter-religioso da Rio 2016 foi construído em uma área de 200 metros quadrados da Vila dos Atletas. Inaugurado no último domingo, o local funciona diariamente das 7 às 22h e tem cinco salões, espaço individualizado para aconselhamento espiritual, além de um pequeno escritório da coordenação. Diariamente, uma média de seis capelães por turno estão disponíveis para os hóspedes da vila. Ao todo, 24 religiosos prestam serviços no local.
As religiões credenciadas previamente pelo COI foram o cristianismo (católicos e protestantes), islamismo, judaísmo, budismo e hinduísmo. O coordenador do centro lembra que isso não foi um veto às demais expressões religiosas. Nas últimas semanas, o Ministério Público Federal do Rio e a Defensoria Pública da União recomendaram a inclusão das religiões de matriz africana no quadro fixo do local, o que fez com que as cinco salas passassem a receber todas as demandas religiosos de atletas e demais hóspedes da vila.
Vila dos Atletas Rio 2016 (Foto: Getty Images)Todos hóspedes da Vila dos Atletas têm direito de usar o centro inter-religioso (Foto: Getty Images)
- As cinco expressões religiosas foram pré-escolhidas porque a maioria dos atletas corresponde a essas religiões. Mas todo e qualquer atleta que queira a prática da sua fé ou a assistência direta com um líder religioso da sua confissão basta fazer um pedido. Nós da capelania estamos prontos para convocar a expressão religiosa específica de um desses atletas que venha a nos pedir. Os pedidos podem ser não só para expressões de culto como de aconselhamento particular. Algumas religiões terão os seus cultos próprios nos dias determinados e cada comitê nacional vai receber a escala de serviços de todas as religiões - destacou o padre Leandro Lenin.
O centro inter-religioso terá as sextas, sábados e domingos como as suas datas de maior movimento, já que estes são os dias sagrados das religiões muçulmana, judia e cristã, respectivamente. Cada salão tem a capacidade para receber entre 50 e 80 pessoas, o que gera uma expectativa de até 1 mil visitantes nas datas mais movimentadas e 300 nos dias comuns. O centro funcionará até 21 de setembro, com uma pausa entre Olimpíada e Paralimpíada.
- Acredito que os serviços divididos ao longo do dia darão conta da nossa demanda, porque sabemos que os atletas não caminham em blocos muito grandes. O centro inter-religioso é um resumo do espírito dos Jogos. A Olimpíada e a Paralimpíada tendem a lidar com diferentes culturas, um número enorme de atletas, cada um com os seus sonhos e metas, cada um com um sinal de sua visão de mundo. O centro inter-religioso é um pequeno universo de diversidade, que consegue igualmente mostrar a nossa capacidade de unidade e paz. Um atleta equilibrado e com plenitude, com certeza move o mundo inteiro - frisou o padre Lenin.
Matéria completa, disponível em: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/07/rezas-cultos-e-diversidade-conheca-o-centro-inter-religioso-da-rio-2016.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário