sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MITOS ORIENTAIS

OS QUATRO DEUSES CELESTIAIS DA CHINA

O mito chinês sobre os Quatro Deuses Celestias (Si Xiang) conta que a terra e o céu foram divididos em quatro quadrantes, que onde cada um representa um  ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação, uma virtude, entre outros. Cada quadrante é representado por três dos doze signos do horóscopo chinês. Esses quadrantes são, em seguida, divididos em 28 segmentos diferentes, chamados de "seishuku". Cada quadrante é representado por uma criatura celestial. Essas criaturas são : Suzaku - o Pássaro Vermelho, Seiryu - o Dragão Azul, Genbu - a Tartaruga Negra ou Guerreira, e Byakko - o Tigre Branco. Além desses existe um guardião central chamado  Huang Long, que será abordado na próxima postagem. Abaixo a descrição de cada um deles.

Byakko  (Bai Hu) , O Tigre Branco do Oeste

Byakko é governante da parte ocidental do quadrante, e é representado por um tigre. Governa os signos do Macaco, do Galo e do Cão. Seu elemento é o metal, sua estação é o outono e sua virtude é a retidão. Ele guarda os ensinamentos de Buda e da humanidade. O tigre é considerado o rei de todos os animais e o senhor das montanhas na China. O tigre macho era considerado, entre outras coisas, o deus da guerra, e nessa qualidade não só ajudava os exércitos dos imperadores, mas lutava contra os demônios que ameaçavam os mortos em seus túmulos. Os tigres brancos eram versões míticas de tigres, que se dizia só aparecem quando o mundo está em paz ou quando um imperador virtuoso governa. A sua cor branca é, possivelmente, originada de um mito, que afirma que um pedaço de metal deixado na sepultura de um rei supostamente se transformou em um tigre branco para protegê-lo de ser profanado. Os sete "seishuku" que compõem Byakko são: 


Pernas (chi: Kuí), Laço(chi: Lóu), Estômago (chi: Wèi), “Cabeça peluda” (chi: Mǎo), Rede (chi: Bì), Bico de Tartaruga (chi: Zī), Três Estrelas (chi: Shēn).


Genbu (Xuan Wu), A Tartaruga Negra do Norte 


Genbu é o governante da parte norte do quadrante, e é representado por uma tartaruga com cauda de cobra. Governa os signos do Javali (ou Porco), do Rato e do Boi. Seu elemento é a água, sua estação é o inverno e sua virtude é a sabedoria. Diz-se que a sua concha representa a abóbada do universo. Reza a lenda que quando uma tartaruga completa mil anos de idade, se torna capaz de falar a língua dos humanos, e também capaz de prever o futuro. Na China, a tartaruga possuí atributos divinos, e era utilizada para fins de adivinhação. Tartarugas e cobras são um símbolo comum para a longevidade, e é dito que sua união teria engendrado o universo, assim Genbu é representado tanto como uma quimera com corpo de tartaruga e cabeça e cauda de serpente do mar, ou como o acasalamento de uma tartaruga com uma serpente do mar - o último porque antigos acreditavam que não existiam tartarugas-macho e então a fêmea tinha que acasalar com uma cobra. A sua cor preta é devido ao fato de que o inverno era considerado o crepúsculo ou fim das estações. Os sete "seishuku" que compõem Genbu são:


Mergulhão ( chi: Dǒu ), Boi ( chi: Niú ), Garota ( chi: Nǚ ), Vazio ( chi: Xū ), Telhado ( chi: Wēi ), Acampamento ( chi: Shì ) e Parede, muro ( chi: Bì ).
Seiryu (QingLong) , O Dragão Azul do Leste


Seiryu é o governante da parte oriental do quadrante, e é representado por um dragão. Governa os signos do Tigre, do Coelho e do DragãoSeu elemento é a madeira, a sua estação é a Primavera e a sua virtude é a ética. Embora, por vezes, a cor da primavera seja verde, Seiryu é descrito como um dragão azul, em parte, porque os dragões eram vistos pelos antigos chineses como criaturas aquáticas que vivem no mar. Como um dos mais antigos, mais poderoso e respeitado dentre todas as criaturas mitológicas chinesas, o dragão é geralmente um símbolo de autoridade e força, e como tal, era geralmente usado por grandes figuras de poder ou realeza. No Japão, dizem que durante a noite, ele bebe da da água da cachoeira dentro do Templo de Kiyomizu. Os sete "seishuku" que compõem Seiryu são: 


Suboshi (chi: Jiăo) – Chifre; Amiboshi (chi: Kàng) – Pescoço; Tomoboshi (chi: Dĭ) – Raiz; Soiboshi (chi: Fáng) – Quarto; Nakagoboshi (chi: Xīn) – Coração; Ashitareboshi (chi: Wěi) – Cauda e Miboshi (chi: Jī) – “Peneira que separa grãos da casca”.

Suzaku (Xhu Qiao) , O Pássaro Vermelho do Sul 


Suzaku é o governante do sul do quadrante, e é representado por um pássaro (embora nas histórias, Suzaku faça alusão à lendária Fênix, que é conhecida por morrer pelas suas próprias chamas e renascer de novo). Governa os signos da Serpente, do Cavalo e do Carneiro. Seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a sabedoria. Ele faz pequenas sementes crescerem em árvores gigantes. Muitas vezes aparece emparelhado com o dragão, porque ambos representam tanto o conflito e a felicidade conjugal. Retratado com penas radiantes, e uma música encantadora, só aparece em tempos de boa sorte. Tem um comportamento nobre e é exigente com o que come e onde pousa. É muitas vezes confundido com o Fenghuang (Fênix chinesa), devido a suas aparências semelhantes. Os sete "seishuku" que compõem Suzaku são: 

Bem ( chi: Jǐng), fantasma( chi: Guǐ), salgueiro( chi: Liǔ), estrela( chi: Xing), rede( chi: Zhāng), Wings ( chi: Yi) e carruagem( chi: Zhen)


Nenhum comentário:

Postar um comentário