terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - CICLO II



5º ano
Objetivo: Reconhecer que as religiões do mundo possuem diferentes formas de organização.
Conteúdo: organizações religiosas do mundo.
Estrutura hierárquica (liderança religiosa/personalidade).
O sagrado feminino
Critérios de ensino-aprendizagem: Identifica e compreende as diferentes formas de organizações religiosas presentes no mundo.
Caracteriza a estrutura hierárquica das religiões presentes no mundo.
Identifica e compreende o sagrado feminino na diversidade religiosa.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]

1.     Assistir ao vídeo “Quatro cântaros – Mataji – As mães Sagradas”[2] observar que a música traz os nomes de Lakshmi e Oxum, divindades femininas do hinduísmo e candomblé respectivamente. Explorar com as crianças a história destas duas entidades e questioná-las sobre a existência de outras deusas, entidades e/ou divindades femininas. Apresentar que, em algumas organizações religiosas não existe uma “deusa” mas sim mulheres que, devido a sua contribuição se tornaram sagradas (ex.: Maria – mãe de Jesus).
2.    Fazer a dobradura da flor de lótus, símbolo da deusa Lakshmi. Colar em um TNT ou crepom azul, representando um rio (em referência a Oxum).
3.    Observar as organizações religiosas pesquisadas, qual a sua origem, costumes, etc. destacando a estrutura hierárquica e a divisão de papéis dentro da mesma. Por exemplo: no candomblé homens e mulheres podem desempenhar a função de sacerdote, que recebe o nome de babalorixá ou ialorixá, dependendo do gênero. Na Igreja católica homens podem se tornar padres e mulheres freiras, porém as funções dentro da igreja são diferentes. E assim por diante, lembrando de contemplar as quatro matrizes.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] Disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_UEUQZsaDZ4

Resultado de imagem para DOBRADURA FLOR DE LOTUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário